Entenda como os silenciadores Realmente funcionam

Algumas pessoas que não entendem muito do assunto acham que realmente os silenciadores inibe TODO o som da arma, mas não é bem assim. Eles não funcionam como nos filmes que a arma fica simplesmente sem som.

A pressão dos gases liberado pela arma na hora do tiro é suprimido pelo silenciador e essa é sua única função. Isso apenas diminui um pouco do ruído, mas infelizmente o estouro da arma não é definido apenas pelos gases. O barulho vai muito além disso.

A principal fonte do barulho feito na arma é o estampido que a arma cria.

Além disso, tem a ação mecânica, o som da bala a hora que atinge a pessoa ou o alvo, o vôo da bala e diversas outras funções que fazem com que o estouro seja grande.

A ação mecânica da bala é um dos principais fatores, sendo a mais alta em certos tipos de armas, assim, um silenciador nem faria tanta diferença.

Qual a quantidade de som que o silenciador inibe?

Qualquer pessoa imagina a grande altura que tem o som da arma mesmo que não tenha utilizado uma arma ou ouvido um tiroteio. Mas o que realmente os silenciadores fazem para diminuir o ruído?

Bom, os silenciadores modernos reduzem o sol em cerca de 14,3-43 decibéis, mas que é influenciado por uma grande quantidade de fatores como o comprimento, o tipo da bala, etc…
O nível médio de supressão das armas são cerca de 30 decibéis, o que está no mesmo nível dos redutores de som de ouvido, afinal esse som é muito prejudicial. Lembrando que um nível de 200 decibéis é estrondosamente maior do que 100 decibéis, sendo que a escala é em milhar, ou seja, uma redução de 40 decibéis é apenas 1/100 do som realmente feito.
Tá, mas se eles não servem para quase nada, pra que usá-los?
Mesmo que não haja tanto efeito sobre o som da arma, há inúmeras vantagens para utilizá-los:

 Reduz o recuo em 30%, o que aumenta a precisão e reduz o uso de força da pessoa que está disparando;
 Aquele estouro que aparece na ponta da arma também é reduzido quase completamente, o que é ótimo para operações noturnas.
 Os atiradores podem utilizar os silenciadores para missões noturnas, mirando a bala em objetivos que reduzirão o som da arma, mesclando com o silenciador e diminuindo drasticamente o som produzido.
O som do tiro é razoavelmente modificado, fazendo com que as pessoas nem percebam que o tiro é de uma arma, já que o barulho se modificará.
 O supressor diminui o risco de problemas de audição.
O funcionamento
O som que sai da arma é convertido em calor nas câmaras através da expansão da cavidade do ar lançado. Isso geralmente é feito fazendo o diâmetro da câmara ser maior que o do cano, fazendo com que haja uma turbulência durante a corrida do ar no supressor.

Via Interessante10

1 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...