Mito ou verdade: silenciadores de armas funcionam?

Muita gente pensa que os silenciadores de armas realmente neutralizam todo o som forte de um tiro. Porém, o seu funcionamento não é tão eficaz assim. Os silenciadores, também conhecidos como supressores, não fazem o seu trabalho de forma tão eficiente quanto vemos em alguns filmes, em que quase nenhum barulho é liberado pela arma.

Esses equipamentos, primeiramente, apenas suprimem o ruído devido à onda de pressão dos gases propulsores em rápida expansão das armas. Só que esta é apenas uma parte que faz um tiro ser barulhento.

A outra principal fonte de ruído em um tiro é o estampido criado pela bala (para aquelas que ultrapassam a barreira do som, que são a maioria, a menos que sejam modificadas para serem especificamente subsônicas).

Fonte da imagem: Shutterstock

Outros produtores de ruído normalmente menores do tiro são a ação mecânica, o som da bala atingindo o alvo e o som do voo da própria bala, que normalmente só é audível se o projétil passa relativamente perto de uma pessoa para ela conseguir ouvir (depende do calibre da bala e o quão próximo a pessoa precisa estar).

A ação mecânica pode ser muito alta em alguns tipos de armas de fogo, como uma metralhadora Sterling, que produz mais de 115 decibéis a partir apenas do mecanismo de disparo. Já o som da bala atingindo o alvo pode variar para um som tão alto quanto o tiro inicial.
Quantidade de ruído suprimido

Mesmo que você nunca tenha utilizado uma arma (ou presenciado um tiroteio), você pode imaginar o quão alto é o som dos disparos, por ver imagens nos jornais, documentários, filmes etc. Claro que o som reproduzido ao vivo é muito mais alto e assustador. E o que um silenciador pode fazer para amenizá-lo?

Os silenciadores modernos normalmente podem reduzir o ruído em torno de 14,3-43 decibéis, dependendo de uma variedade de fatores, tais como se a bala é subsônica ou não, comprimento do tambor/silenciador etc.

O nível médio de supressão, de acordo com testes independentes feitos com uma variedade de supressores comercialmente disponíveis, está em torno de 30 decibéis, o que é quase o mesmo nível de redução típico de protetores de ouvido — que são muitas vezes usados em treinos de tiros ao alvo.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Esse valor é realmente muito significativo, considerando que o sistema de decibel é uma escala logarítmica. Por exemplo, um nível de 200 decibéis é mil vezes mais alto do que 100 decibéis, não o dobro, e uma redução de 40 decibéis é mais como 1/100 do som original.

No entanto, para a maioria dos silenciadores disponíveis no comércio de armas de fogo, isso acaba reduzindo apenas o nível de ruído para algum lugar na faixa de 130-150 decibéis para um cartucho supersônico e 117-130 decibéis para um cartucho subsônico. Para você ter uma ideia, uma sirene de ambulância ou polícia tem normalmente entre 100-140 decibéis.

Dado que a perda auditiva pode ocorrer em valores tão baixos quanto 85 decibéis, é normalmente recomendado que, mesmo com um silenciador em uma arma de fogo, o atirador deva utilizar ainda algum tipo de proteção auricular.

Por que então usar um silenciador?

Mesmo que eles não reduzam tanto o ruído quanto imaginávamos, há uma série de vantagens nos silenciadores, especialmente para uso militar. São elas:

Uma redução típica de recuo de cerca de 30 %, o que aumenta a precisão e reduz a fadiga na pessoa que dispara;

O clarão de disparo também é drasticamente reduzido, o que pode ser uma grande vantagem para o pessoal militar, particularmente em operações noturnas ou para franco-atiradores. Por se livrar da maior parte do “flash”, o disparo não vai revelar a sua posição do ponto de vista à distância;

Os silenciadores ajudam significativamente a mascarar a posição de franco-atiradores, e não apenas por causa da redução do clarão de disparo, mas também por razões audíveis. Os atiradores podem efetivamente fazer isso, se posicionando de forma que a bala passe por grandes objetos rígidos, o que irá refletir o forte estampido da bala supersônica muito mais eficazmente do que o som de um tiro não suprimido. Isso fará com que seja impossível para um observador dizer de que direção o tiro veio, porque vai soar como se ele estivesse vindo de todas as direções de um ambiente escolhido;
Os silenciadores mudam o som de um tiro percebido o suficiente para que a maioria das pessoas não o reconheça como tal, particularmente em um ambiente de cidade onde há vários ruídos ambientais;
Disparar uma arma sem silenciador em uma pequena área fechada, como um quarto ou algo semelhante, pode danificar permanentemente a audição devido ao barulho que está sendo refletido de volta para o atirador próximo. Usar um supressor reduz significativamente este risco.

Como os silenciadores de armas funcionam?
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Os silenciadores trabalham principalmente diminuindo a liberação dos gases propulsores, resultantes do disparo e convertendo parte da energia do ruído em calor. O último método é conseguido através de uma tentativa de capturar ou direcionar o som através de câmaras ou defletores especialmente concebidos.

O som é então convertido em calor, em última instância, nas câmaras. O primeiro método é conseguido através da expansão da cavidade do ar que está sendo lançado. Isso é feito, geralmente, apenas fazendo o diâmetro da câmara maior do que o diâmetro do cano e da criação de turbulência enquanto o ar corre através do supressor.

Via:Mega Curioso

2 comentários :

  1. Dá uma boa diferença sim.

    https://www.youtube.com/watch?v=Z3VITZ6-CcY

    ResponderExcluir
  2. Tem silenciadores que funcionam mediante peças móveis para absorver as ondas sonoras do disparo. O exemplo clássico era nos anos 70 um silenciador caseiro muito usado por espiões, consistia em um cano que poda ser plástico ou metálico conectado ao cano da arma, contendo arruelas com espaço entre elas (preferencialmente o buraco das arruelas deve ser maior que o da bala, a menos que queira perder alguns dedos). Ao disparar a onda sonora bate nas arruelas e impulsiona elas movimentando-as, reduzindo desta maneira boa parte da onda sonora. Um conhecido meu fez um teste seguindo o mesmo princípio com a garrafa de refrigerante: fez o teste de atirar a través da boca de uma garrafa, o que abafa boa parte do som. repetiu o processo colocando bolinhas de isopor soltas na garrafa, e a diminuição do som foi bem notória. Para descartar que o efeito não tenha sido causado simplesmente pelo isopor e não pela absorção da onda com as bolinhas em movimento, ele botou cola nas laterais da garrafa e usou as mesmas bolinhas de isopor desta vez coladas às laterais, e a diminuição do barulho não foi tão importante.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...