Junte seu polegar com o dedo mínimo. Se você conseguir ver este tendão, isso significa algo muito particular.

Junte seu polegar com o dedo mínimo. Se você conseguir ver este tendão, isso significa algo muito particular. 


Pessoas com a estrutura corporal atual (homo sapiens) já existem por volta de 200.000 anos. Demorou muito tempo e muitos passos na evolução para chegarmos aonde estamos hoje. A prova deste desenvolvimento contínuo ainda pode ser vista em humanos hoje, pois os remanescentes deixaram mais traços para trás do que pelos no corpo e um apêndice. Mesmo hoje, você ainda pode encontrar estes chamados "rudimentos" nas pessoas. Aqui estão alguns dos exemplos mais interessantes.

1. O tendão no seu pulso

Coloque o seu antebraço virado para cima em cima da mesa. Junte o seu polegar com o dedo mindinho e levante um pouco a mão. Em algumas pessoas o tendão será claramente visível, em outras, não.

O motivo por trás deste tendão é o músculo longus palmaris. Ele está localizado entre o antebraço e o pulso. Mesmo sendo utilizado para movimentos de punho, este músculo não é mais necessário para as pessoas nos dias de hoje, e por isso, não é mais visível em 13% da sociedade atual. O mais interessante é que não ter este músculo não afeta a força e não há nenhum efeito colateral - exceto visualmente.




2. A mancha rosa no canto do olho

Você já imaginou o porquê da mancha rosa no canto do seu olho? Mesmo que quase todo mundo tenha essa marca não há nenhum motivo para a existência dela atualmente. Mas ela é sinal da chamada terceira pálpebra. Ela é vista mais claramente em répteis quando eles fecham os olhos, e você pode perceber a camada protetora. Como nós não somos mais dependentes desta camada, devido ao desenvolvimento de cílios, nós ainda carregamos os resquícios.

3. Orelhas que balançam

Hoje em dia, mover a orelha é apenas um truque para festas, ou algo que comediantes fazer para entreter. Mais costumava existir uma função por trás disso. Fazendo isso, você podia alinhar o seu raio de audição e, assim, as pessoas eram melhores em localizar sons ao seu redor e reconhecer situações de perigo. Os gatos são um exemplo de animais que ainda fazem isso .

4. O incômodo dente ciso

Você também é uma das pessoas que teve que ter o ciso removido? Então você provavelmente já xingou e se perguntou pra que que eles servem, já que eles só aparecem para encher o saco. A resposta está no passado. Há muito tempo atrás, as pessoas comiam mais folhas e raízes duras de mastigar. Quanto mais macias e leves as comidas foram ficando, mais as mandíbulas foram diminuindo e, com isso, surgiu a necessidade dos nossos dentes serem menores. A maioria dos primatas não tem mais o ciso, mas os gorilas, que são vegetarianos, ainda os têm.

5. Arrepios

Se ficarmos com frio ou com medo, os arrepios aparecem e o nosso cabelo literalmente levante com os calafrios. Mas por que, exatamente? Quando os humanos ainda tinham mais pelos pelo corpo, havia uma função importante para os arrepios. Quando o cabelo se levantava, mais calor era armazenado, e quando eles estavam em perigo, também pareciam maiores, ameaçando os possíveis inimigos. Isso também pode ser observado nos gatos e em muitos outros animais.

É fascinante que você realmente possa ver como as pessoas evoluíram. Eu fico até curiosa tentando imaginar como serão os próximos milhares de anos. Talvez os seres humanos irão se adaptar aos smartphones e ter dedos maiores...

3 comentários :

  1. Depois desta dos dedos se juntarem , tenho uma;; tenta morder a orelha esquerda mas cuidado para não arrancar e lamber o cotovelo ou ate mesmo massagear o cotovel com as mão dos proprio braço.. se conseguir i sim é um homus sapies...

    ResponderExcluir
  2. então aos que creem na criação do homem por um deus onde estão seu casal ADÃO E EVA agora??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...