As 10 maiores explosões de todos os tempos

Há algo muito fascinante sobre assistir a beleza destrutiva de coisas explodindo. Parece que todo filme de ação decente tem que ter algum tipo de explosão espetacular. No entanto, na vida real, tem havido muitos tipos de explosões, e muitas são maiores do que as maiores vistas em filmes. Aqui está uma breve lista das maiores explosões conhecidas pela humanidade.

10. FOAB
Tipo: Maior explosão criada por uma arma não-nuclear

FOAB (pai de todas as bombas, da sigla em inglês) é uma arma tática russa, projetada para detonar em pleno ar e criar uma onda de choque na área alvo abaixo dela. A bomba produz o equivalente a 44 toneladas de TNT, tornando-se quase tão potente quanto as menores armas nucleares existentes. No entanto, a FOAB não gera a precipitação radioativa que as armas nucleares fazem. A FOAB foi parte de uma “corrida armamentista em miniatura” entre os Estados Unidos e a Rússia. Em 2003, os Estados Unidos desenvolveram a MOAB , que é um dispositivo semelhante com um rendimento de 11 toneladas de TNT. O MOAB foi rapidamente chamado de “mãe das bombas” de acordo com sua sigla. Em uma aparente resposta, a Rússia desenvolveu a “pai de todas as bombas” em 2007, que ela afirma que é quatro vezes mais potente e um pouco mais leve no peso.

09. Minor Scale
Tipo: A maior explosão convencional feita pelo homem

Minor Scale foi um teste realizado pelos Estados Unidos em 27 de junho de 1985. A Agência de Defesa Nuclear dos Estados Unidos detonou quase 5.000 toneladas de óleo combustível de nitrato de amônio para simular o efeito de uma arma nuclear. O principal objetivo era ver como uma pequena arma nuclear afetaria o equipamento militar. Na foto, um F-4 Phantom pode ser visto na sequência da explosão.

08. Evento Tunguska
Tipo: maior impacto da história moderna

Em 30 de junho de 1908, houve uma grande explosão acima do Rio Podkamennaya em Tunguska, na Rússia. A explosão criou um rendimento estimado de 10-15 megatons de TNT, ou cerca de 1.000 vezes o rendimento da bomba atômica que destruiu Hiroshima, no Japão. Embora haja um bom número de teorias da conspiração sobre o que causou a explosão, a maior parte da comunidade científica concorda que ela foi causada por um meteoro explodindo no ar. Mesmo que o meteoro explodiu no ar, o evento é considerado ainda um impacto. Embora tenha havido várias pesquisas, ninguém jamais foi capaz de encontrar uma cratera. No entanto, havia uma área de cerca de 2.150 quilômetros quadrados, onde as árvores estavam inclinadas para longe do hipocentro da explosão.

07. Tsar Bomba
Tipo: A maior explosão feita pelo homem

A Tsar Bomba era uma bomba de hidrogênio desenvolvida pela União Soviética e testada em 30 de outubro de 1961, com um rendimento de 57 megatons, o que representou a mais poderosa explosão criada pelo homem. A bomba foi originalmente destinada a ter mais cerca de 100 megatons, mas as consequências teriam sido muito problemáticas. Mesmo que a Tsar Bomba tenha sido detonada em um local muito remoto do arquipélago de Nova Zembla, no norte da Rússia continental, ainda causou um grande dano colateral. Uma aldeia a 55 km do local do teste foi completamente destruída. Danos a edifícios ocorreram até mesmo na Noruega e Finlândia. A explosão criou uma nuvem cogumelo de 64 quilômetros de altura, e uma onda de choque que ainda era detectável em sua terceira passagem em torno da Terra.

06. Erupção do Monte Tambora
Em 05 de abril de 1815, o Mt. Tambora entrou em erupção em Sambawa, Indonésia, criando a mais poderosa explosão já vista pelo homem nos tempos históricos. Estima-se que a erupção do Tambora desencadeou o equivalente a 800 megatons de TNT, tornando-se cerca de 14 vezes mais potente que a Tsar Bomba. A erupção foi ouvida até na Sumatra, que está 2.600 km de distância. Antes da erupção, o Mt. Tambora tinha 4,3 km de altura, mas depois ele passou a ter 2,85 km de altura. O vulcão criou uma coluna de cinzas a 43 quilômetros de altura, e dispersou cinzas para a estratosfera e ao redor do globo. Esta cinza bloqueou o sol e fez com que o ano de 1816 fosse o segundo ano mais frio já registrado na história. Perda de colheitas e fome ocorreram em toda a Europa e América do Norte. Estima-se que cerca de 10.000 pessoas morreram diretamente a partir da erupção, e que cerca de 70.000 morreram da alteração do clima resultante.

05. Evento de extinção Cretáceo-Terciário
Cerca de 65 milhões de anos atrás, um evento conhecido como o Evento Cretáceo-Terciário provocou a extinção de muitos animais, mas é mais conhecido por causar a extinção dos dinossauros. Muitos cientistas acreditam que isso foi causado pelo impacto de um asteroide que criou a cratera de Chicxulub, localizada na costa da Península de Yucatán. Estima-se que a força explosiva deste impacto teria sido o equivalente a 96 teratons de TNT, ou cerca de 1,7 milhões de Tzar Bombas. O impacto teria causado mudanças climáticas que mataram grande parte das espécies do globo.

04. GRB 080319B
Tipo: A maior explosão já testemunhada diretamente por seres humanos

Explosões de raios gama estão entre os eventos mais violentos conhecidos no universo. A causa exata de explosões de raios gama não é totalmente compreendida, embora a maioria dos astrônomos diz que elas estão ligadas a supernovas. Explosões de raios gama geralmente duram de 20 a 40 segundos, e brilham raios gama (daí o nome) em uma direção relativamente estreita. Explosões de raios gama são extremamente raras, com uma ocorrência a cada algumas centenas de milhares anos em cada galáxia. Em 19 de março de 2008, uma explosão de raios gama GRB 080319B ocorreu, e foi visível a olho nu por cerca de 30 segundos. A explosão aconteceu a 7,5 bilhões de anos-luz de distância, tornando-se o objeto mais distante visível sem um telescópio. Estima-se que a explosão gerou o equivalente a 10.000 vezes o peso do Sol em TNT detonado tudo de uma vez.

03. SN2006gy
Tipo: maior supernova conhecida

Em 16 de setembro de 2006, a maior supernova conhecida, SN2006gy, foi descoberta. As supernovas ocorrem quando estrelas ficam combustível, colapsam sobre si mesmas e, em seguida, explodem. Supernovas extremamente grandes, ou hipernovas, estão entre os eventos mais violentos do universo, e são considerados por muitos para ser a fonte de explosões de raios gama. SN2006gy ocorreu a 230 milhões de anos-luz de distância, quando uma estrela cerca de 150 vezes mais massiva que o Sol colapsou sobre si mesma. A quantidade de energia produzida por este hipernova é estimada em aproximadamente equivalente a 2.5×1035 toneladas de TNT, que é aproximadamente a mesma quantidade de energia gerada por todas as estrelas no superaglomerado de galáxias de Virgem, em um minuto.

02. GRB 080916C
Tipo: Maior explosão “verdadeira” registrada

O universo é um lugar grande. Objetos astronomicamente grandes são difíceis de compreender, e a maior explosão conhecida, GRB 080916C, não é diferente. GRB 080916C foi uma explosão de raios gama que foi registrada em 16 de setembro de 2008. A explosão ocorreu a cerca de 12,2 bilhões de anos-luz de distância e durou 23 minutos, que é uma duração muito longa para uma explosão de raios gama. Nesses 23 minutos, a explosão de raios gama gerou mais energia do que a maioria dos superaglomerados de galáxias. Estima-se que a explosão tinha a quantidade equivalente de energia de 2×1038 toneladas de TNT. Isso é o mesmo que um trilhão de Tsar Bombas sendo explodidas a cada segundo por 110 bilhões de anos, ou cerca de 7.000 vezes a quantidade de energia que se espera que o Sol gere em toda a sua vida.

01. Big Bang
Tipo” Maior “explosão” de todas

É apropriado que o Big Bang seja o número um. No entanto, o Big Bang não foi tecnicamente uma explosão. Uma explosão ocorre quando a matéria se move através do espaço a partir de um ponto de pressão alta para um ponto de baixa pressão, e faz isso muito, muito rapidamente. No entanto, o próprio Big Bang envolveu o espaço em rápida expansão. Na verdade, como o universo ainda está em expansão, pode-se argumentar que o Big Bang ainda está ocorrendo. Outro equívoco sobre a Teoria do Big Bang é que ele não explica como o universo começou, ou como matéria e energia surgiram. Ele só explica como o espaço se expandiu rapidamente entre 5.4×10-44 segundos depois que o universo surgiu.

Via ListVerse

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...