Mistério de rochas que se movem sozinhas é resolvido

As primeiras testemunhas do duradouro mistério natural foram um engenheiro, um biólogo e um cientista planetário, que conseguiram o primeiro vídeo das pedras do Vale da Morte rgraças a uma estação meteorológica remota. 

Durante um século, essas rochas misteriosas e suas longas trilhas graciosas tem deixado visitantes e cientistas perplexos. As pedras de dolomita preta parecem se mover por conta própria, deslizando para cima através do vale. As trilhas são a única evidência de que as pedras se movem "sozinhas". Ninguém jamais as viu fazendo isso.
Na falta de evidências diretas, diversas explicações para esse quebra-cabeça geológico foram levantadas, desde o campo magnético da Terra até ventos fortes ou algas escorregadiAS. Agora, com vídeo, fotografia time-lapse e rastreamento GPS, o mistério foi finalmente resolvido.

Placas irregulares de gelo fino, assemelhando-se a painéis de vidro quebrado, movem as rochas em todo o vale, os cientistas revelam hoje (27 de agosto) na revista PLoS ONE. Impulsionada pelos ventos suaves, as rochas deslizam com muita facilidade, mesmo extremamente pesadas.
Principais teorias já tinha incluído vento, água e gelo para impulsionar as rochas. Mas ninguém tinha pensado em gelo fino antes. O gelo visto durante o estudo é muito fino para pegar qualquer coisa, exceto rochas.

"Eu tenho que confessar que fiquei surpreso", disse o co-autor Ralph Lorenz, que é autor de vários estudos que sugeriam que o gelo espesso carregava as rochas. "Eu realmente esperava que flutuabilidade fosse exigida, e claramente não é. O gelo é mais fino do que eu pensei que seria necessário. É incrível ver o processo realmente acontecer", disse Lorenz, um cientista planetário do Laboratório de Física Aplicada da Johns Hopkins University, em Baltimore, EUA.

Algumas trilhas são curtas; algumas se estendem por centenas de metros. Outras trilhas acentuadamente fazem ziguezague, sugerindo mudanças rápidas de direção. Misteriosamente, algumas trilhas não têm pedras.

O vale ocasionalmente inunda no inverno, com chuva ou neve derretida. Localizado 1.100 metros acima do nível do mar e rodeado por montanhas, as temperaturas noturnas podem cair abaixo de zero, criando o gelo fino.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...