15 fotografias que eram consideradas ‘normais’, mas que hoje são assustadoras

Confira 15 fotografias que eram consideradas "normais" até certo tempo atrás, mas que hoje em dia são completamente absurdas.

Todos aqueles que já estudaram um pouco de história, sabem que as coisas atualmente são bem diferentes do que costumavam ser antigamente. O nosso comportamento mudou radicalmente, desde a forma como nos vestimos, até a maneira como pensamos sobre vários assuntos.

Nessa lista, confira 15 fotografias que eram consideradas “normais” até certo tempo atrás, mas que hoje em dia são completamente absurdas.

15. Fotografias Post-Mortem
Acredite se quiser, mas antigamente era comum tirar uma fotografia com suas pessoas amadas logo depois delas morrerem. O processo era caro e demorado, já que tirar uma fotografia não era algo tão simples e banal como hoje em dia. Isso acontecia porque muitas vezes as pessoas tiravam um ou duas fotos em toda a sua vida, e às vezes se lembravam de tirar uma foto apenas depois da morte de algum ente querido. Pode parecer bizarro, mas era algo totalmente natural antigamente.

14. Anúncios abusivos contra a mulher
Todos sabemos que ainda hoje em dia as mulheres muitas vezes são inferiorizadas e violentadas por companheiros, maridos, e etc. Entretanto, é pavoroso ver como a situação era ainda pior antigamente. No anúncio acima, é tratado como “normal” o fato do marido bater na esposa caso o café não esteja fresco. E ninguém parecia se importar com isso. Graças aos avanços que fizemos, uma publicidade que possua qualquer semelhança com essa, hoje em dia, não passaria de jeito nenhum pelos órgãos controladores de publicidade. Mas na época, não havia nada de chocante nisso.

13. Controlar as infestações de ratos era algo complicado
Os ratos são pragas que podem transmitir muitas doenças perigosas para os seres humano. Até hoje, em algumas regiões mais pobres, o ratos representam uma ameaça considerável para a saúde das populações. Entretanto, as coisas eram ainda piores antigamente. Como você verá ao decorrer dessa lista, nós sustentávamos uma série de comportamentos pouco higiênicos no passado, o que facilitava as infestações e a proliferação de doenças.

12. Shows de Horrores
Sem se preocupar com a ética e com o respeito às diferenças, os famosos “freak shows” ou “shows de horrores” eram extremamente agressivos antigamente. Com o intuito de fazer piada e dar risada, tais “espetáculos” reuniam pessoas que possuíam algum tipo de deficiência ou diferença em relação ao considerado “normal”. Lá, essas pessoas eram ridicularizadas, abusadas física e emocionalmente, além de passar por outros tipos de violência. Tudo, muitas vezes, com a promessa de fama e dinheiro – que quase nunca chegavam.

11. Banhos coletivos
Nem sempre nós tivemos água corrente para tomar banho. Durante um bom tempo, as famílias precisavam se reunir dentro de uma mesma banheira para se banhar. Normalmente, o mais velho entrava primeiro, e os mais novos iam entrando na banheira em seguida. Obviamente, muitas vezes a água acabava ficando escura de tanta sujeira. Por isso, da próxima vez que você ligar o chuveiro para tomar um banho, levante as mãos para cima e agradeça.

10. Anúncios pessoais
Em épocas onde não existia Facebook, Tinder e outros aplicativos de redes sociais e paquera, como você fazia para conhecer outras pessoas (sem ser do jeito tradicional, saindo para procurar)? Para muitas pessoas, a saída eram os jornais. Há algum tempo, não eram raros os anúncios pessoais em jornais, em uma espécie de classificados, onde as pessoas se apresentavam com suas fotos e algumas palavra sobre a sua personalidade, porte físico e interesses.

9. Modificações corporais
Muitas pessoas fazem alterações no seu corpo. Se pararmos para pensar, quando você se depila ou faz a barba, já está modificando o seu corpo natural. Se você tem pelos por algum motivo, e os corta por estética, está deliberadamente alterando seu corpo. Entretanto, as pessoas, principalmente no passado, por vezes extrapolavam os limites.

A foto que ilustra esse item mostra o pé de uma pessoa que praticava um ritual de modificação corporal no passado. Algumas tribos indígenas amarravam os pés das crianças com bastante força, para que eles crescessem como esse da foto.

8. Festas das roupas íntimas
Uma prática comum entre as universidades estadunidenses no passado eram as festas envolvendo roupas íntimas. Elas consistiam no seguinte: um homem da universidade invadia dormitório de uma garota para roubar uma ou mais de suas roupas íntimas. O que faziam depois, só eles mesmo sabem, mas com as roupas íntimas em mãos, eles bebiam e comemoravam. Algo parecido com isso, hoje em dia, felizmente seria reprovado pela grande maioria das pessoas.

7. Cirurgias plásticas antigas
Até hoje as cirurgias plásticas podem ser um pouco bizarras, em certos casos. No entanto, antigamente eram ainda piores. Anos atrás, as cirurgias plásticas não serviam apenas como estética, algumas pessoas realmente precisavam corrigir alguma coisa em seu corpo. Era o caso dos portadores de sífilis, em uma época em que a doença ainda não era bem tratada, e podia fazer com que as pessoas perdessem parte do rosto. Isso fazia com que muitas pessoas perdessem o nariz.

Para acabar com esse problema, os médicos chegaram a uma solução: costurar a pele do braço no nariz do paciente. Dessa forma, a pele voltaria a nascer no nariz, e tudo que você teria, em contrapartida, eram pequenas cicatrizes.

6. Fantasias de Halloween
Hoje em dias as pessoas se fantasiam para o Halloween com o intuito de ficar ‘sexy’, ou ser engraçado. No entanto, antigamente a ideia principal do Halloween – assustar – era mantida. As fantasias eram complemente diferentes das modernas, realmente assustadoras, e sem o intuito de parecerem lúdicas e divertidas.

5. Cintos de castidade
Hoje em dia, praticamente gira em torno do sexo. As músicas, danças, filmes, livros, e etc. No entanto, historicamente o ato sexual era visto como um pecado, e havia muita vergonha, medo e problemas envolvendo a moral em torno do sexo. A menos que você fosse tentar ter um filho, se relacionar dessa forma com alguém era vergonhoso, e transformava você em um pecador de marca maior. Por isso, para evitar que as pessoas caíssem em tentação, muitos utilizavam os famosos cintos de castidade, que evitavam a prática sexual.

4. Experimentos médicos
Mesmo atualmente, nós não entendemos completamente a nossa anatomia, e a medicina avança pouco a pouco, com muitas coisas ainda a serem estudadas. No entanto, antigamente as pesquisas e experimentos médicos eram extremamente abusivos e violentos. Muitas pessoas precisavam morrer em nome da medicina, testando procedimentos que acabavam por se mostrar equivocados e fatais.

Hoje em dia, a medicina gira em torno da ética, e não é plausível que uma pessoa enfrente certos riscos apenas em nome da ciência.

3. Fotografias sem cabeça

Hoje em dia, com as tecnologias do Photoshop e outros programas de edição de imagens, é possível encontrar fotos realmente assustadoras por aí. No entanto, isso não é exclusividade do mundo moderno. Antigamente, uma prática comum entre os fotógrafos era uma brincadeira que envolvia a mistura de dois negativos diferentes para montar uma nova fotografia. Você tirava duas fotos, e na hora da revelação, os negativos eram modificados e mesclados para formar efeitos como esse que você vê na imagem que ilustra esse item. Isso fazia com que muitas pessoas tivessem fotos mostrando pessoas sem cabeça, sem braços, entre outros efeitos. À época, como as pessoas pouco conheciam sobre fotografias, era muito fácil enganar os outros utilizando montagens como essa.

2. Preservativos de pele de animais
Hoje em dia os preservativos são feitos com látex, e passam por diversos tipos de testes de qualidade até chegarem nas prateleiras. No entanto, não era bem assim que as coisas funcionavam antigamente. Para tentar evitar a transmissão de DST’s, as pessoas utilizavam produtos similares aos preservativos atuais, mas pasmem: o material utilizado era pele ou até mesmo o intestino de animais. Na época, esse era o melhor tipo de material que poderia ser utilizado para essa finalidade.

Portanto, agradeça por ter nascido longe dessa época.

1. Joias de luto
Como você viu no começo dessa lista, as pessoas historicamente gostam de homenagear seus entes queridos que já passaram dessa vida para um lugar melhor. No entanto, algumas homenagens passam dos limites. Antigamente, por exemplo, era comum que a família fizesse uma joia utilizando a pele, o cabelo ou outros restos mortais dos entes queridos, para que o homenageado continuasse junto a elas, de alguma forma.

Hoje em dia, de forma alguma isso passaria como algo normal.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...