Como dois picaretas enganaram a comunidade científica

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar, talvez lembre por cima. A polêmica científica dos irmãos Bogdanov - Igor e Grichka - deu muito o que falar no mundo científico. Em 2002 foi descoberta a fraude deles: publicaram cinco artigos falsos em revistas de física e ganharam até prêmios por eles.

O problema começou com uma troca de emails entre dois físicos. O remetente foi Max Niedermayer e o destinatário foi Ted Newman. Ali começou a ser descoberto o grande escândalo. Em 24 de outubro de 2002, o jornalista especializado em Ciências do New York Time Dennis Overbye perguntou aos irmãos se suas teorias eram falsas e eles negaram veementemente.
Logo depois disso Igor Bogdanov decidiu enviar mais e-mails contando a situação e Niedermayer se desculpou com eles publicamente. Finalmente a verdade foi revelada e o escândalo se espalhou rapidamente.

Este não foi o único problema que tiveram os irmãos Bogdanov: dez anos antes foram acusados de plagiar o livro “A melodia secreta: E o homem criou o universo de Trinh X. Thuan” Foram julgados e condenados, apesar de sempre alegarem que o autor do livro que os tinha copiado anteriormente.
Como deu certo o discurso dos irmãos Bogdanov?

Apesar do fato de as teorias publicadas em revistas científicas, inclusive as dos dois, terem sido criadas pela comunidades científica, é certo que eram completamente falsas. Mas pra saber e entender é preciso prestar muita atenção.

Em primeiro lugar, o uso de uma linguagem científica adequada, com terminações que correspondem ao que se pretende explicar no artigo (neste caso, teoria quântica topológica) fizeram com que os textos ganhassem credibilidade, especialmente para aquelas pessoas com nível de Física básico. Tudo o que está lá são frases desconexas e incoerentes, mas que, analisadas separadamente, fazem sentido.
No entanto cometeram erros graves, como em um texto de Igor, “Origem Topológica da Inércia’, em que dizia que o pêndulo de Foucault não pode ser explicado satisfatoriamente ou que o plano de oscilação do pêndulo se alinhou com a singularidade inicial.

Em geral os revisores se dedicam a corrigir pequenos erros gramaticais ou de concordância e passam por cima da falta de coerência dos textos. Isso também ajudou os artigos a serem publicados sem problemas. Além disso, algumas das revistas que publicaram as teorias de dos irmãos Bogdanov se desculparam publicamente como havia sido o processo de seleção e assumindo que falharam. 
A intenção dos irmãos Bogdanov

Sem dúvida alguma, a ideia dos irmãos Bogdanov e sua teoria escandalosa não era tirar sarro, como fez Alan Sokal para mostrar os defeitos em um processo de obtenção de doutorado.

Quando a história foi conhecida, se espalhou como rastilho de pólvora nos veículos de comunicação, que aproveitaram a ocasião para perguntar por que os cientistas não tinham distinguido uma fraude de um trabalho real. 

Via Vix

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...