8 mitos estúpidos sobre a ciência que as pessoas precisam parar de acreditar

Há uma série de contos da carochinha por aí a respeito de alguns princípios científicos básicos. Embora a maioria deles foram refutados anos atrás, esses rumores não vão embora. Aqui estão alguns dos principais mitos flutuando por aí que simplesmente não são verdadeiros.
Nós só usamos 10% do nosso cérebro

É verdade que há muita coisa que não sabemos sobre o cérebro, mas certamente sabemos que nós o usamos completamente. Embora o cérebro nem pese nem 1 quilo, é extremamente exigente em termos energéticos, consumindo cerca de 20% de todo o oxigênio e glicose de dentro do corpo. É extremamente improvável que o cérebro tenha evoluído para se tornar praticamente inútil.

Além disso, não há nenhuma evidência de que alguém alguma vez foi diagnosticado com um tumor no cérebro, mas foi dito: “Grande notícia! O tumor está em uma parte que você não usa! “Traumas para o cérebro também raramente teriam resultados devastadores se fosse na maior parte não utilizada.

Enquanto você não pode estar usando cada pedacinho de seu cérebro em todos os momentos, você o usa completamente ao longo do dia.

Há um lado escuro da lua
Oh, Pink Floyd, você ajudou a propagar um mito.

De nossa perspectiva na Terra, somos capazes de ver cerca de 59% da superfície da lua (embora não toda ao mesmo tempo). Os restantes 41% estão completamente escondidos sob nosso ponto de vista. Então, essa parte deve estar em perpétua escuridão e frio, e nunca sente o calor do Sol, correto? Não.

Esta confusão é devido ao bloqueio das marés, que faz parecer que a lua não está girando. A lua, na verdade, está girando muito lentamente, completando uma rotação mais ou menos ao mesmo tempo que leva para fazer uma órbita em torno da Terra. Enquanto um lado (mais ou menos) está sempre protegido contra a Terra, não tem nada a ver com a quantidade de luz solar que recebe. Afinal de contas, nós temos diferentes fases da lua.

A lua cheia afeta o comportamento
Há tempos que dizem que a Lua afeta o comportamento das pessoas. Que bobagem. Este mito tem uma grande variedade de causas, incluindo um outro mito de que a água no cérebro é afetada por forças gravitacionais da lua. Muitas pessoas afirmam que crimes violentos aumentam durante esta fase, e até mesmo as delegacias de polícia no Reino Unido uma vez aumentaram o plantão durante a lua cheia para se preparar para o afluxo de crime e acidentes.

O tema foi estudado muitas vezes, e há uma correlação muito limitada entre a lua cheia e o aumento do comportamento errático. Certamente, nenhum nexo de causalidade foi descoberto. Não há nada a temer sobre o comportamento das pessoas e a lua cheia, a menos que você acredite em lobisomens.
Açúcar torna as crianças hiperativas

Não há nenhuma evidência que apoie a ideia de que excesso de açúcar deixa as crianças muito ativas. O aparente aumento de energia visto durante aniversários ou Dia das Bruxas pode ser entusiasmo sobre uma data especial ou de estar perto de outras crianças.

Também é possível que outros ingredientes, como a cafeína, sejam os culpados. Isso não quer dizer que a ingestão de açúcar não deva ser limitada, afinal de contas, isso pode trazer outros problemas.

Raios nunca caem no mesmo lugar duas vezes
“Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar” é uma expressão comum usada para dizer que algo de ruim que aconteceu uma vez não pode acontecer novamente. Infelizmente, isso não tem nada a ver com ataques reais de raios.

Raios são uma enorme descarga eletrostática à procura de um caminho no solo, e não estão particularmente interessados em saber se o alvo já foi atingido antes. Objetos mais altos, como árvores e arranha-céus, geralmente são alvos preferidos, pois há uma distância menor entre eles e a origem do raio. A árvore mais alta em uma floresta pode ser atingida várias vezes até que a tempestade passe. Na verdade, um raio atinge o Empire State Building em torno de 100 vezes por ano.
Soltar um centavo de um edifício alto vai matar alguém

Se você estiver no topo do Empire State Building (esperemos que depois que a tempestade de raios tenha passado) e arremessar uma moeda de um centavo até a calçada abaixo, você não vai matar ninguém. Moedas de um centavo são bastante leves e não tem boa aerodinâmica. Sua baixa massa e velocidade terminal relativamente lenta (105 km / h) não fariam muitos danos ao azarado na calçada, além de uma leve dor.

No entanto, jogar itens mais pesados ou aerodinâmicos aumentaria a velocidade terminal do objeto e poderia trazer mais danos.

Cabelos e unhas continuam crescendo após a morte
Para unhas e cabelos crescerem depois que alguém é morto, a pessoa precisaria ainda estar comendo, digerindo e realizando processos celulares, o que tira o conceito de morte. Portanto, não há nenhuma maneira do corpo produzir mais queratina, a fim de fazer o cabelo e unhas crecerem.

No entanto, é fato que há essa ilusão. Conforme a pele morta começa a secar, ele se retrai e se afasta dos fios de cabelo e unhas. O cabelo e as unhas não são afetados pela falta de umidade e não encolhem, dando a impressão de terem crescido.
Leva 7 anos para digerir goma de mascar engolida

Chicletes não levam sete anos para serem digeridos. Na verdade, você não precisa nem digeri-los. Além de uma pequena quantidade de adoçantes e aromatizantes, não há realmente muitas coisas dentro do chiclete que o corpo humano não possa realmente quebrar e usar. A maior parte da goma é feita de polímeros de borracha conhecidos como elastômeros, juntamente com ingredientes à base de óleo de glicerina e vegetais para manter a goma macia e úmida. Uma vez que o corpo tenha extraído o pouco que pode aproveitar, o resto é repassado como lixo, como qualquer outra coisa.

No entanto, engolir chiclete continua não sendo uma boa ideia. A ingestão de grandes quantidades pode causar obstipação e obstrução gastrointestinal, e a goma precisará ser removida por um médico. [IFLScience]

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...