Fenda gigante na África irá criar um novo oceano

Geólogos que trabalham na Etiópia constataram que uma fenda de 56 km de comprimento e 6 metros de largura que se abriu em 2005 está em constante expansão e permitirá que um novo oceano se forme – e ele poderá dividir o continente africano.

O deslocamento de rocha derretida abaixo da superfície da Terra, causado pela erupção do vulcão Dabbahu em 2005, no norte da fenda, foi o que causou a fratura na remota região de Afar, na Etiópia e, conforme essas erupções subterrâneas continuam, a fenda continuará aumentando – e em cerca de 10 milhões de anos irá criar uma África muito diferente, de acordo com os pesquisadores.

A erupção vulcânica não atingiu a superfície. Em vez disso, o magma foi criando seu caminho pelo subsolo, abrindo a fenda. Eventualmente, a abertura pode chegar à costa leste da Etiópia, e isso a fará se encher com as águas do oceano Índico, inundando toda a área.

Felizmente, isso deve demorar muito para acontecer. Segundo os pesquisadores, a cratera só atingirá o tamanho do Mar Vermelho daqui a 4 milhões de anos. A ideia é que o Mar Vermelho acabará por verter para o novo oceano, que o ligaria ao Golfo de Aden, um braço do Mar Arábico entre o Iêmen e a Somália, na África Oriental.

“Esta fissura é o início da abertura de um novo oceano que, dentro de alguns milhões de anos, se formará entre a África Ocidental e uma nova ilha gigante, a qual se moverá em direção ao Oceano Índico”, explica Dereje Ayalew, geólogo da Universidade de Adis Abeba. “Ninguém, até agora, teve a chance de estudar o nascimento de um novo oceano. Conhecemos aqueles que já estão formados, mas nunca pudemos observar um que estivesse na sua fase primordial”.

Via Mistérios do Mundo io9

2 comentários :

  1. Muito pouco provável que consigamos ver esse novo oceano ficar totalmente pronto?

    ResponderExcluir
  2. Muito pouco provável que consigamos ver esse novo oceano ficar totalmente pronto?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...