8 Sinais que a sua aparência está mudando!

Quando os médicos conversam com os pacientes olho no olho, não se trata apenas de criar empatia. Algumas características faciais podem revelar pistas vitais para condições clínicas subjacentes. Se sua aparência sofrer estas mudanças, informe seu médico.

1 – PELE OU LÁBIOS RESSECADOS E DESCAMANDO
Esse é o sinal comum de desidratação. Também pode indicar um problema sério que afeta o funcionamento das glândulas sudoríparas, como hipotireoidismo (marcado por níveis insuficientes de hormônios da tireoide) ou diabetes, diz a Dra. Roshini Raj, professora de medicina da Universidade de Nova York. Outros sinais de hipotireoidismo incluem sensação de frio, ganho de peso e fadiga. Sintomas de diabetes incluem sede intensa, micção frequente e visão embaçada.

2 – EXCESSO DE PELOS FACIAIS
Pelos indesejados, em particular ao longo da linha do queixo, podem ser sintoma de síndrome de ovário policístico, que causa um desequilíbrio hormonal em que os hormônios masculinos se tornam elevados. Calcula-se que 20% a 30% das mulheres tenham ovário policístico, embora apenas de 5% a 10% delas manifestem a síndrome.

3 – PONTOS AMARELOS E MACIOS NAS PÁLPEBRAS
Pacientes com essas lesões depositárias de colesterol, chamadas de xantelasma, podem ter um risco alto de cardiopatias. Um estudo dinamarquês de 2011 com cerca de 13 mil pacientes descobriu que por volta de 4% deles apresentavam esses pontos, e que tais pacientes tinham cerca de 70% a mais de chance de desenvolver aterosclerose e quase 50% a mais de sofrer um ataque cardíaco nas décadas seguintes do que pacientes sem os pontos.

4 – BOLSAS NOS OLHOS E OLHEIRAS
Olhos de aparência cansada podem ser um indicador de alergias crônicas, que dilatam os vasos sanguíneos, causando extravasamento de líquido. Na pele sensível sob os olhos isso cria inchaço e um tom arroxeado escuro, explica a Dra. Roshini.

5 – ASSIMETRIA FACIAL
Pode ser um dos primeiros sinais de um AVC, diz Leana Wen, médica de emergência da Universidade George Washington. “Os pacientes vão descrever assim: ‘me olhei no espelho e meu rosto estava diferente.’” Você também pode notar que um lado do rosto está dormente ou sentir que não consegue sorrir direito. Ou ainda ter dificuldade para falar. Se suspeitar que você ou um parente pode ter tido um AVC, ligue para a emergência de imediato.

6 – PALIDEZ
Mesmo mudanças discretas podem indicar que há algo de errado. A palidez pode ser sinal de anemia. Um tom amarelado pode indicar doença no fígado. Um matiz azul nos lábios ou sob as unhas pode indicar cardiopatias ou doenças pulmonares, afirma Malika Marshall, clínica geral e pediatra no Hospital Geral de Massachusetts.

7 – MANCHAS E ERUPÇÕES CUTÂNEAS
Alguns problemas digestivos podem se manifestar na pele, diz a Dra. Roshini. Aglomerados de inchaços vermelhos que coçam podem indicar doença celíaca, um transtorno autoimune no qual o corpo reage ao glúten. Erupções em forma de borboleta nas bochechas e no nariz podem ser sinal de lúpus, outra doença autoimune. Alergia, eczema, rosácea e certas infecções também podem desencadear erupções no rosto.

8 – QUEIXO RECUADO
Combinado com características como pescoço largo e mandíbula pequena, pode ser um sinal de apneia de sono, um transtorno no qual a respiração é interrompida por dez segundos ou mais durante o sono, afirma a Dra. Roshini. Se você ronca alto, tem dores de cabeça ao acordar ou sente cansaço excessivo durante o dia, peça uma avaliação ao seu médico.

1 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...