[Assista] Agonia: O circulo da morte

O som da marcha quebra o silêncio na mata. Os animais ficam agitados e começam a fugir. De repente, uma onda negra cobre o chão da floresta. São as formigas-correição. Elas se espalham por todos os lados em busca de comida, e fazem qualquer coisa para chegar até o seu objetivo.
Se existe um buraco no caminho, formam uma ponte; se encontram uma árvore, escalam; se acham alguma presa começa a carnificina. Não há escapatória. Até animais vertebrados sucumbem perante a força dos insetos. O exército da floresta é implacável! Mas há um ponto fraco. As formigas podem ficar aprisionadas em um círculo da morte (veja o vídeo abaixo).
As formigas são praticamente cegas e toda comunicação e o controle de onde vem e para onde vão são feitos a partir de substâncias químicas chamadas feromônio que indicam o caminho que devem seguir. Assim que uma correição inicia a caça, as primeiras formigas vão deixando uma trilha de feromônio que leva à comida. Depois um grupo de milhares de operárias seguem o caminho perfumado e quando o alimento acaba, elas deixam de mandar os sinais químicos e o cheiro desaparece.
ASSISTA ABAIXO
É comum acontecer de algumas formigas ficarem perdidas no processo, circulo da morte, e quando isso acontece elas farejam com suas antenas a trilha de feromônio que é seguida por todas. Nessa busca, elas podem acabar encontrando o próprio rastro e assim ficar andando em círculos até completa exaustão e morte. Isso acontece com maior frequência em áreas abertas, onde o feromônio dissipa mais rapidamente. E elas ficam ali, rodando, rodando, rodando no círculo da morte e uma vez dentro do círculo nunca mais são capazes de sair e morrem de cansaço.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...